segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Em um passado remoto, as balas eram produzidas artesanalmente por donas de casas e freiras, tendo como principal ingrediente o açúcar. O segredo estava no ponto de cozimento. O açúcar era levado ao fogo até atingir um ponto especial, conhecido como "ponto de vidro". Depois de resfriado, podia ser recheado com polpa de frutas, chocolate, mel, entre outros ingredientes.
Além da bala tradicional, há também a bala de mistura, bastante popular no passado pelos formatos de flores e animais. Essa foi inventada pelos europeus, que utilizavam uma mistura simples: água, açúcar e corante no seu processo, daí o nome bala de mistura. Outra variação da bala é o caramelo. Ele também é considerado uma bala, mas com uma consistência mais macia e fácil de mastigar. Para chegar a este doce é só observar o ponto puxa-puxa ou ponto caramelo do açúcar e depois se deliciar. O termo "bala" foi adotado no Brasil devido ao seu formato ser parecido com o do projétil das armas de fogo. Em Portugal, ela é conhecida como "rebuçado". Atualmente, balas dos mais diversos sabores e formatos são produzidas em larga escala por várias empresas, como a Arcor, que conta com uma variada linha de produtos.

2 comentários:

  1. Começou bem. É sempre bom contextualizar o assunto para que a pesquisa ganhe corpo. Só não se esqueça de colocar a fonte da pesquisa.

    Prof Fernando

    ResponderExcluir
  2. olá alex. Esta faltando terminar. Gostei bastante da foto, muitas vezes uma imagem reflete mais que palavras. Coloque a fonte.

    Prof. Anderson Secco

    ResponderExcluir